Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

terça-feira, 22 de março de 2011

O Espírito do Poder

 (DIMAS LUCENA - Professor e Doutor em Educação)

“Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Essa frase é de Abraham Lincoln, ela tem se mostrado verdadeira através dos tempos. Ela faz uma “ponte” entre dois elementos o Caráter e o Poder. O Poder (do latim potere), na dimensão denotativa dicionarizada, é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

Há várias formas de Poder. O econômico, o militar, o político, o midiático, o da verdade, o da mentira, o ideológico, entre outras possibilidades. Ele está enraizado na teia do cotidiano social. Essa teia pode ser tecida numa essência venenosa e escravocrata ou balsâmica e libertária. Por essa amplitude é que diversos cientistas sociais pensaram sobre ele.

Michael Foucault, fala sobre a “Microfísica do Poder”, esse que é dominantemente exercido nas relações sociais. Pierre Bourdieu, pensa sobre o “Poder Simbólico”, que estaria no mito, na linguagem, na arte, na ciência, na religião. Hanna Arendt afirma que o poder é oposto da violência. Para Maquiavel, a obrigação do governante deve ser a de conquistar e manter o Poder. Para isso, ele deve adotar algumas estratégias. Max Weber analisou o poder como sendo “certo comando com um conteúdo específico a ser obedecido por um grupo determinado”.

Mas desejo me ater à segunda palavra que forma a ponte da frase de Lincoln: o Caráter. Porque esse caráter será fundamental na forma e no tipo de Poder que será exercido. Você naturalmente conhece pessoa(s) que mudaram completamente quando assumiram determinado “cargo de poder”. Às vezes pode ser uma simples coordenação ou direção. Às vezes assume cargos não pela competência, mas pela subserviência ou mesmo pela dimensão dos “laços familiares”. Essa pessoa não é “senhor” nem de si mesmo, é para dá pena e riso a sua imaginação sobre o poder que tem.

Primeiro nenhum Poder é eterno (só na dimensão metafísica de Deus) e como disse Marx: “tudo que é sólido desmancha no ar”; segundo, o poder para ser legítimo tem de também simbolizar atos e palavras de Amor à vida, à ética e à humanidade.

Há pessoas que depois de assumir qualquer tipo de cargo, já não lhe liga mais, ou mesmo não atende nenhuma das suas ligações. Muda a postura, os amigos, às vezes abandona a própria família. Completamente embriagado pelo poder. A ressaca pode ser a solidão e a depressão.

Na música “Incondicionalmente”, a Banda Capital Inicial pergunta: “que tipo de poder te satisfaz?” Nessa resposta estará o teu coração, a tua inteligência, o teu caráter e a tua Ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário