Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Algodão Colorido

Não é algodão tingido, é algodão que já nasce colorido. E isso só acontece no estado da Paraíba. Essa é uma história muito interessante que vale a pena conhecer, porque quem gosta de produtos artesanais e ama a natureza, sabe da importância desse projeto que merece ser mais divulgado.


O algodão que já nasce colorido não foi criado em laboratório, nem alterado geneticamente. Os algodões coloridos já existiam desde antes de Cristo em vários outros países também. O que houve, é que produtores sempre optaram pela fibra branca porque facilitava o tingimento na indústria textil. Foi na década de 80 que a Embrapa patrocinou pesquisas, e sementes de antigos pés foram coletadas no interior da Paraíba e outros estados do Nordeste. Essas sementes foram para um banco de genes e os genes sim foram fortalecidos e aprimorados para poder retornar à lavoura.

 
O processo todo é bem antigo e longo, e em permanente crescimento, mas o que importa é que hoje o cultivo de algodões coloridos recuperou a economia do interior do estado da Paraíba, desde a agricultura familiar, até as associações de tecelãos que usam essa fibra para produzir peças artesanais. E isso aconteceu dessa forma tão marcante aqui no estado, porque no ano de 2000 as empresas têxteis daqui tiveram que encontrar uma saída para a concorrência do estado vizinho que estava prejudicando as tecelagens. Sabendo das pesquisas da Embrapa, as empresas se organizaram num cooperativa e foi feita uma opção pelo algodão colorido. Atualmente já são 35 cooperados na Coopnatural sustentando essa cadeia produtiva de sucesso.
Algumas grifes paraibanas já exportam para Dubai e Japão.
Acesse:  Natural Fashion



 
O algodão colorido foi destaque no Jornal da Globo em 31/01/2011.
Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário