Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

JEAN MICHEL JARRE

Este instrumentista, compositor e produtor musical francês é considerado o pioneiro da música eletrônica pop. Seus shows são verdadeiros espectáculos ao ar livre nos quais inclui efeitos laser, de pirotecnia, conjugando imagens projetadas com a arquitetura existente no local, juntando a isso os efeitos surround dos seus temas. O "mago dos teclados" já vendeu 80 milhões de álbuns ao longo da sua carreira e bateu 4 recordes no Guinness Book.


Quem não se lembra do tema da espaçonave "Challenger", que explodiu 73 segundos após decolar?
Em 1986 ele trabalhou num concerto com a NASA: o astronauta Ronald Mc Nair iria tocar o solo de saxofone da música Rendez-Vous VI enquanto estivesse em órbita no Ônibus espacial Challenger, e os seus batimentos cardíacos seriam usados como amostras de som na mesma música. Esta seria a primeira música gravada do espaço, a ser incluída no álbum Rendez-Vous. Após o desastre com a espaçonave Challenger em 28 de janeiro de 1986, a música foi gravada com outro saxofonista e recebeu o nome de Last Rendez-Vous - Ron's Piece. Tanto a música, como o álbum foram dedicados aos astronautas mortos no acidente com a Challenger. Jarre é um Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, dedicado à causa da cultura, informação e liberdade.

Ronald Mc Nair e a Challenger

 
Me recordo que em 1990, gravei ainda em fita VHS, um show inesquecível em Paris transmitido pela Globo: o "LA DÉFENSE".


Este espetáculo celebrou o 200º aniversário da Revolução Francesa e foi um concerto gigante no centro de Paris, onde o músico montou uma enorme pirâmide. Todo o show foi sincronizado e iluminado por 65 toneladas de fogos de artifício, bem como laser e projeções de luz sobre os prédios altos. Por mais de duas horas Jarre encantou uma platéia de 2,5 milhões de pessoas, cobrindo a capital francesa com um mar de luz e sons eletrônicos, numa noite festiva de verão de julho.

Abaixo um trecho deste show fascinante, bonito de se ver e de ouvir. Ainda me causa arrepios quando ouço o Rendez-Vous II, tocado na sua famosa Harpa de laser.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário