Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Forró??? Que forró que nada!!!!!

Escritor Ariano Suassuna


Uma crítica de Ariano Suassuna, publicada em um jornal, falando sobre o forró atual, exprime bem o meu pensamento sobre essas bandas que empestaram país afora, cantando letras chulas para um povo cada vez mais imbecilizado, fazendo dos nossos ouvidos uma lata de lixo.

Eis o que diz o artigo:


'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!' A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado, baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos no mínimo deploráveis, que bem retratam o atual nível dito cultural das massas. Infelizmente vamos lá:


Calcinha no chão (Caviar com Rapadura),
Zé Priquito (Duquinha),
Fiel à putaria (Felipão Forró Moral),
Chefe do puteiro (Aviões do forró),
Mulher roleira (Saia Rodada),
Mulher roleira a resposta (Forró Real),
Chico Rola (Bonde do Forró),
Banho de língua (Solteirões do Forró),
Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),
Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada),
Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca),
Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró),
Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). 

 
Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'esculhambação' não é só exatamente as bandas, e os empresários que as financiam, já que na grande parte delas, os ditos cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do "cara" que investe no grupo. O rombo é mais embaixo. Na história recente, temos um caso de degradação e barbárie de um país inteiro. E aí faço um paralelo com o "turbo folk", um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por banalização, roubo, guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu a decência, a ética e o bom-gosto e relevou o primitivismo bestial. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude sem parâmetros de valores fundamentais, que cultuou a degradação moral e ética, perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela degradação moral e pelo roubo generalizado.  Tomada pela máfia em todos os níveis e esferas da sociedade,  inclusive no executivo legislativo e judiciário, que, por sua vez, dominava o governo. Será que qualquer semelhança parece ser mera coincidência?

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa ladeira abaixo. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção.
O estado moral do Brasil  é deplorável. É lamentável ver a perversidade dos pensamentos e sentimentos que se alastra pelos corações e mentes cauterizadas pela imbecilização. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é: 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

 
Ariano Suassuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário