Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Capim Dourado

Conhecido como “Ouro do Jalapão”, uma região do Tocantins, onde o cultivo é exclusivo. O capim dourado (Singhnantus sp) é um capim que depois de seco, seu aspecto é de uma fibra dourada lindíssima. Com ele os artesãos do Tocantins montam diversos produtos e acessórios e em muitos são acrescentadas pedras, as chamadas “bio-jóias”. O capim só pode ser colhido de 20 de setembro a 20 de dezembro e existe um rigoroso controle para que o produto não saia do Estado em seu estado in natura. A primeira vez que vi o produto foi pela televisão. Achei muito bonito, mas não sabia do que se tratava. Foi num dos programas do apresentador Raul Gil, onde ele tirava os chapéus de um painel, ao lado de um convidado. Fiquei observando os chapéus e percebi que eram feitos do produto que vos falo. A Globo recentemente fez uma “merchã” bem apropriada desta jóia brasileira através da novela “Araguaia.” O capim dourado está sempre presente nas feiras de artesanato as quais visito e comprar um brinquinho é sempre irresistível.


5 comentários:

  1. adorei as peças , muito de bom gosto, e gostaria de saber como faço pra adiquirir os brincos...

    ResponderExcluir
  2. Adoro estes trabalhos.
    Pena não viver no Brasil para comprar estas coisas lindas.
    Um abraço
    São

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cynthia! Que bom que se interessa pelo nosso "ouro do cerrado". A 5ª foto é de uma peça de minha autoria. Fico satisfeita que tenha sido escolhida para ilustrar seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bicho Carpinteiro Atelier, uma das peças mais bonitas que achei, Parabéns pelo trabalho!!! Abraços!!

      Excluir