Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

domingo, 17 de junho de 2012

Você sabe o que é CAPONATA??

CAPONATA É UM DOS ANTEPASTOS ITALIANOS MAIS CONHECIDOS NO MUNDO.

História da Caponata

Segundo o historiador de culinária mediterrânea Clifford A. Wright, a caponata nasceu na Catalunha, muito embora o nome caponata possa enganar os mais afoitos em lingüística, pois leva qualquer um a pensar que seja algo relacionado com capo, nome dado aos chefões mafiosos. Claro que a popularidade deste antepasto na Sicília reforça ainda mais a tese do senso comum com a máfia.
Pino Correnti, autoridade para alimentos sicilianos, acredita que a origem seja proveniente da palavra em catalão caponada, cujo significado é "algo relacionado às videiras". A receita de um prato muito parecido com a iguaria siciliana foi relatada pela primeira vez no ano de 1709 (origem etimológica).
Para Alberto Denti di Pirajno, professor, médico e gastrônomo siciliano, caponata deriva de um tipo gazpacho, um prato muito parecido com a caponatae que era servido a bordo dos navios espanhóis. Era um prato que continha muito vinagre, devido à sua ação conservante, tornando-o um alimento conveniente em alto mar.
Juan de la Mata no seu livro "Arte de Reposteria" publicado em 1747, afirma que o gazpacho mais conhecido era chamado de capón de galera. Consistia em pão ensopado num molho feito com água, anchovas, alho, vinagre, açúcar, sal e azeite de oliva.
Outra possibilidade citada por Giuseppe Coria, autor de vários livros da cozinha siciliana, é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde a cauponae -- comida de boteco para viajantes -- era servida, mas se for assim, a receita de caponata nada tem a ver com essa história.
Seja como for, a caponata acabou chegando por aqui e é mais conhecida no Brasil como Caponata Italiana ou Siciliana. 


Bem, depois de muita leitura de variações dessa receita, cheguei a um resultado "PALATINO" e finalizei o meu próprio preparo:

RECEITA

- 2 berinjelas grandes
- 1 abobrinha
- 1 pimentão vermelho
- meio pimentão amarelo
- meio pimentão verde
- 1 cebola
- cebolinha a gosto
- 5 dentes de alho com casca (coloquei mais, adoro alho)
- tomilho a gosto (opcional - coloquei mais do que deveria, ficou muito acentuado o sabor do tomilho - as ervas secas dão um sabor mais forte que as frescas)
- orégano a gosto
- alecrim a gosto
- folhas de manjericão a gosto
- 2 folhas de louro
- pimenta calabresa a gosto
- meia xícara de pimenta biquinho picada
- 1 xícara de azeite de oliva
- 1/4 de xícara de vinagre balsâmico (pode usar vinagre de vinho tinto)
- 2 colheres de sopa cheias de açúcar
- sal a gosto 
- suco de uma laranja
- meia xícara de azeitona verde picada
- meia xícara de azeitona preta picada
- meia xícara de alcaparras
- 1 xícara de passas pretas (deixe elas de molho em água e comece o preparo da caponata).


PREPARO:
Corte todos os legumes e verduras mais ou menos do mesmo tamanho.
Algumas receitas dizem pra se dar um tratamento diferenciado à berinjela lavando-a em banho-maria e blá, blá, blá... Mas comigo não teve discriminação, foi tudo no mesmo barco, sem privilégios...rsrsrs
Ponha os legumes numa travessa refratária junto com os dentes de alho com casca. Regue com o azeite, coloque as ervas, o vinagre, o açúcar o sal. Misture tudo e cubra com papel alumínio. Essa é a primeira fornada: 40 minutos. Tire do forno e ponha o resto dos ingredientes. Antes, retire os dentes de alho e descasque-os. Você terá um alho bem macio. Machuque-o como um purezinho e devolva à travessa. Deixe mais 15 minutos. Nessa última fornada, pode tirar o papel alumínio. Não deve ficar uma consistência líquida, mas sim pastosa e os legumes bem embebidos em azeite.
MAMA MIA, que perfume M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!
Deixe esfriar e guarde em um vidro tampado na geladeira.
Sirva puro, com torrada, com pão italiano, como molho de massa, salada, acompanhamento, etc...etc...


Antes de ir ao forno

Saindo do forno

Barquetes de Caponata - canapés que levei pra um "forrobodó" particular, pertinho de casa, ontem - Sucesso!

9 comentários:

  1. Cynthia,

    Vocẽ não desiste de nos tentar. A aparência é maravilhosa e tenho certeza, conhecendo a Chef que o gosto é melhor ainda. Pense, em alguns quilinhos a mais só de olhar. kkkkkkkkkkkk
    Estamos com saudades.
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. OLÁ CHYNTIA! BOA NOITE, SÓ AGORA EU VI QUE VOCÊ É A MINHA MAIS NOVA SEGUIDORA DO MEU BLOG. SEJA BEM VINDA! É UMA HONRA TE-LÁ AQUI NO MEU CANTINHO, SRSRS AQUI É ONDE EU COLOCO TUDO O QUE EU ACHO E PENSO SOBRE CIÊNCIA, RELIGIÃO E FILOSOFIA. SOU FILOSOFO, E BACHAREL EM TEOLOGIA, PROFESSOR DE FILOSOFIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA MINHA CIDADE. POIS BEM GOSTO DE COMPARTILHAR PENSAMENTOS E OPINIÕES, DESDE JÁ ESTOU ABERTO AS CRITICAS E ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA TAMBÉM FICA COM DEUS E TUDO DE BOM. ABRAÇO! ESPERO SEUS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  3. Querida Cynthia
    Desde já os meus parabéns pela sua página inicial.É linda e muito feminina.Quanto à receita, embora tenha acabado mesmo agora de almoçar, confesso que experimentava um daqueles seus barquilhos.Têm um aspeto que dá logo vontade de comer.Parabéns
    Um abraço da
    Beatriz de Bragança

    ResponderExcluir
  4. Ontem, fiz um comentário ao seu blog, fiz login e estava muito convencida de que isso era o suficiente. Nunca tive aulas de Informática e, tudo o que faço, é por ver os outros fazer, tomo notas, mas tenho sempre muitas dúvidas.Não sabia distinguir Login de Link.Para ter uma visitinha sua, com direito a comentários julgo que devo enviar o meu link. http://pegadasdeanjo.blogspot.com
    Fico à espera.(sou muito amiga da Manuela Barroso- não sei se conhece).
    Um grande abraço da
    Beatriz de Bragança

    ResponderExcluir
  5. A receita parece deliciosa! Vou testas amanhã.

    ps: Adorei o blog. ;)

    http://viver-puro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, estive a ver e ler algumas coisas,
    reparei que aqui há uma pessoa artista,e como aprecio pessoas com arte
    fiquei mais um pouco para ver melhor.
    Posso dizer que gostei do que li e vi desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, agradeço as suas palavras. Seja sempre bem vindo! Abraços!!

      Excluir
  7. Essa de caponata não conhecia, aqui em portugal há um prato típico do alentejo que se chama gazpacho ou gaspacho mas não tem nada a ver com o seu caponata, este leva pouca coisa é feito com água fria , azeite,alhos, vinagre, sal e coentros, para quem gosta é bom, dispenso.
    Bjinhos.
    António

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cynthia. Confesso que eu não sabia o que era Caponata? Minha esposa ficou enloquecida com este prato. Uma exclente dica. Até...

    ResponderExcluir