Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Galo de Barcelos - a lenda



A lenda do "Galo de Barcelos" narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado.
Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos (cidade portuguesa) andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego (da Galiza- Espanha) que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, de que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa. (Santiago de Compostela é a capital da Galiza, cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde vão os peregrinos que fazem os Caminhos de Santiago para encontrar o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi levado para aquele lugar).

Catedral de Santiago

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."
O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava para ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz. Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o "Cruzeiro do Senhor do Galo" em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos, situado no Paço dos Condes de Barcelos, em Portugal.

Cruzeiro do Senhor do Galo

A lenda contada através de desenhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário