Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

TOMATE


No alto dos meus quarenta e poucos anos, acho que a pele da minha face não tem tantas rugas assim para a minha idade. E acredito que isso se deve à minha paixão pelo tomate, que consumo muito e há muito tempo, principalmente em forma de molho. O Tomate é de longe a fonte mais rica em Licopeno, que é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será. Estudos realizados concluiram que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Portanto, o processo de fabricação de molhos, sopas de tomate, catchups, não destróem o licopeno. E quando se acrescenta uma gordura saudável como o azeite, facilita-se o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. 
Tomate cru, cozido, tomate-cereja, tomate-seco...molho...vamos consumir o vermelhinho!!!!

CONTE AS CALORIAS:

Produto
Quantidade Calorias
Tomate cozido
100g 18
Tomate verde (salada)
100g 25
Tomate maduro
100g 20
Tomate cereja
100g 21
Suco de Tomate
200ml 48
Tomate seco
1un 40
Polpa de tomate
2 colheres de sopa 10
Molho de Tomate à Bolonhesa
2 colheres de sopa 46



Nenhum comentário:

Postar um comentário