Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

sábado, 27 de agosto de 2011

2ª Lua-de-Mel - Destino: Fernando de Noronha

Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha é um arquipélago que pertence ao Estado de Pernambuco, e é formado por 21 ilhas grandes e outras ilhotas, ocupando uma área de 26km², situado no Oceano Atlântico, a leste do Estado do Rio Grande do Norte. Tombado pela UNESCO em 2001, é Patrimônio Cultural e Arqueológico. Em Noronha tudo é muito rigoroso quanto à preservação da espécie e do ambiente.



Na década de 90, ao completarmos um ano de casados, fizemos um maravilhoso passeio a esta ilha, na companhia de um casal de primos que também estava comemorando a mesma data, e foi quem nos sugeriu esta 2ª lua-de-mel a 4.
A chegada na ilha de avião é muito singular, você consegue observar todo o arquipélago antes de pousar.





Após nos acomodarmos num hotel ou pousada, o que temos a fazer é explorar a ilha. Diversos passeios náuticos são oferecidos em barcos de pescadores ou em lanchas maiores. Se quiser fazer um passeio terrestre uma boa opção é alugar um bugre e sair dirigindo pela ilha, conhecendo as diversas praias que a circundam. Dou destaque para a praia da Cacimba do Padre; ondas enormes, ponto de surfistas do mundo inteiro. Diz-se que são as ondas mais perfeitas do mundo.


A pousada que ficamos era muito simples, mas a comida excelente, pratos bem sofisticados à base de frutos do mar, que nos surpreenderam. No Museu do Tubarão você pode degustar pratos com tubarão, como o bolinho de tubalhau e a Tubalhoada. Não apreciei muito o tubarão. 
A parte mais marcante da viagem foi, sem dúvida, o passeio de barco, principalmente quando entramos na Baía dos Golfinhos, lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta, onde se reúnem dezenas deles diariamente. Os golfinhos acompanharam o barco por toda a baía, como se estivessem nos dando boas vindas. Eu fui à loucura para fotografá-los. Eles ainda nos presentearam com uma linda performance. Seus saltos podem chegar a 3 metros de altura. Gostam de chamar à atenção girando o corpo de maneira impressionante e depois mergulham novamente. Um lindo espetáculo!!


Outra opção que pode ser muito interessante para quem tem muita coragem, é o mergulho. Na ilha tem vários pontos de mergulho e todo o material é alugado. Seria ótimo nadar com peixinhos do meu lado, mas lá descobri que tenho fobia de fundo do mar, quando, num ensaio para mergulhar, voltei à superfície em pânico e desesperada!!! É claro que fui alvo de gozação todo o resto da viagem por causa disso, mas como dizia o meu primo Fábio, uma frase que foi lema da viagem: "Tudo é festa, tudo é alegria!!!!"
Atualmente Noronha está bem mais estruturada e com mais opções de hotéis. Existe por lá um passeio que acredito seja muito divertido, mas que não tinha na época em que lá estive. É o Vôo Submarino, também conhecido como Prancha Sub. É uma nova modalidade de mergulho onde o participante segura uma prancha, que por sua vez se mantém presa a um barco através de uma cabo de aproximadamente 5 metros. Com a utilização de equipamentos de mergulho, o participante pode observar a vida marinha existente de uma maneira bastante descontraída. Acho esse bem mais seguro, talvez até tentasse...

Vôo Submarino


Alguns profissionais de fotografia e de filmagem ficam à sua disposição para cobrir todo o seu passeio. Registramos tudo em vídeo e fotografamos nós mesmos. A "Esmeralda do Atlântico", como é conhecida a ilha, por sua águas cristalinas azul-esverdeadas, arranca suspiros de turistas do mundo inteiro. Quem vai sempre quer voltar. Inesquecível passeio por um paraíso natural!!

 
Morro do Pico - (Dedo de Deus) - Dizem que Fernando de Noronha foi criado de forma tão caprichosa que Deus lá deixou uma montanha em formato de dedo para nos lembrar que tudo aquilo foi obra Dele.

3 comentários:

  1. Adorei sua visita linda e já estou te seguindo.
    Você também mora aqui em João Pessoa?
    BJÃO!

    www.daniesuasdicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi cintia!!!Trabalho com Fernando de Noronha e achei no google essa foto de planasub, é sua???vc me autoriza usar em meu site???Obrigadaaaaaa meu e mail é michelle@msnoronha.com.br

    ResponderExcluir