Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Você sabe o que é Foie Gras?

Foie Gras - uma iguaria polêmica

Pronuncia-se "fuá-grá" - significa "fígado gordo". É um prato "especial", diz-se de sabor maravilhoso e caríssimo. Uma especialidade francesa que invadiu o mundo todo e é presença certa no cardápio dos restaurantes mais finos. É servido em forma de mousse, parfait ou patê e o ingrediente principal é fígado de pato ou ganso.




Para quem não sabe como essa iguaria é obtida, preste atenção. Pouco se comenta, mas o próprio nome já entrega: foie gras significa fígado gordo, e um fígado gordo não é um fígado sadio. O processo envolve o confinamento de patos e gansos e a superalimentação forçada deles. O intuito é fazer o fígado do animal inchar ao máximo. Pra isso, uma alimentação excessiva e sem nutrientes adequados para o animal é empurrada esôfago abaixo por um tubo grosso, para então ele ser morto e seu fígado superinchado ser retirado. Em termos médicos, os patos e gansos criados para foie gras sofrem de lipidose hepática, que se traduz em um fígado patologicamente inchado e fisiologicamente danificado.

Nos criadouros para produção de foie gras, a alimentação é forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos, e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. A alimentação forçada explora da forma mais radical e desumana possível um processo natural, pois é ministrada por um tubo de metal, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente pelo esôfago do animal. A "ração", feita geralmente de milho misturado com manteiga para facilitar a ingestão, causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada, resultando num fígado grotesco, doente e inchado até 10 vezes mais que um fígado comum, para ser vendido como foie gras.

Gente do céu, navegando na net, encontrei tantas fotos desumanas sobre o processo de engorda desses bichinhos, que não tive coragem de postá-las integralmente aqui.



Se você que está lendo este post, acha, como algumas pessoas que eu conheço, que isso tudo é exagero, eu sinto muito. Eu jamais comeria esse prato depois de saber e de ver como tudo funciona... Dê uma olhada em vídeos no Youtube sobre este assunto que abordo agora, se é que você tem estômago pra isso.


A diferença de tamanhos entre o fígado normal e o fígado gordo, pronto pra ser comercializado

Eu sei que é muita informação, para, literalmente, digerir. Mas nem tudo está perdido. Nos EUA, a Califórnia aprovou uma lei em 2004 que proíbe a produção e a venda de foie gras no estado. Ela só vai a efeito em 2012, mas já é alguma coisa. E na cidade de Chicago a venda de foie gras já é proibida desde 2006.
Quarenta e três veterinários de Nova Iorque assinaram uma declaração de que a produção de fígado de ganso deveria ser banida porque o “foie gras” nada mais é do que uma lipidose hepática, uma doença do fígado: “Animais sob essa condição devem se sentir extremamente mal e a produção de foie gras, por definição, constitui uma evidente crueldade animal.” A produção de fígado de ganso já foi banida na Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polônia. 

 O zoólogo austríaco, especialista em gansos, Konrad Lorenz, ganhador do Prêmio Nobel, recebeu um pedido do Parlamento Europeu para ler um relatório sobre a indústria de foie gras. Lorenz recusou-se, dizendo que se sentia “vermelho de raiva” ao ler este relatório. Do seu ponto de vista, a ‘opinião dos experts’ que permite a engorda forçada dos gansos, pode ser expressada em poucas palavras: "Uma vergonha para toda a Europa."



E você? Se sentiria ou se sente confortável, comendo este prato tão requintado?
Eu não.

 

14 comentários:

  1. Isso é uma falta de respeito com a vida desses animais, na verdade, as pessoas que fazem isso não tem sentimentos, e não se passam por: " pô, se eu fosse esse ganso ( pato ) eu me sentiria bem ? " NÃO isso, apesar de ser um prato requintado, de gente rica, DEVE ser extinto!!!! isso é um desrespeito à HUMANIDADE!! obrigado, se concorda comigo, levanta a mão o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso se colocar no lugar do animal. Isso é uma grande bobagem. Se fosse assim as pessoas teriam que se colocar no lugar do presidiário e as cadeias seriam abolidas.
      A questão é: produzir alimento sem a necessidade de maltratar o animal. Engorda, confina e depois abate.
      Por isso está errado.
      Mas é um alimento que na França tem muitos e muitos anos de produção.
      Poderíamos fazer um paralelo com os Rodeios no Brasil ou as touradas na Espanha. Sempre teremos defensores dessas coisas.
      O melhor jeito de ser contra é não comer o Foie Gras, não ir a Rodeios(ou touradas no caso dos Espanhóis)
      Mas não vamos cair na estupidez dos vegetarianos, pois o cérebro do homem só chegou ao tamanho que é hoje, nos dando capacidade para aprendizado mais sutil(e também para coisas erradas, pois nada é perfeito) pela ingestão de proteína animal.
      Por isso, que cada um coma o que quiser, mas que não se promova a estupidez que é ser vegetariano por dó dos animais irracionais.

      Excluir
    2. Não seja estupido Cara, cuidado para que um dia vc não tenha o figado inchado, ai vc saber o qu este bichos passam, ai vc mesmo vai dizer, estou pronto para o abate, meu foie gras está pronto.acorda pra vida. estes patos tem esse tipo de anomalias porque é provocado pelo desgraçado do se Humano que só pensa em dinheiro, não precisa ser vegetariano não pra saber disso.

      Excluir
  2. Muito grotesco isso!..assemelha-se ao baby beef

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de coisa me deixa envergonhada po ser um Humano.

    ResponderExcluir
  4. ACHO ISSO UMA CRUELDADE COM OS POBRES PATOs!!!

    ResponderExcluir
  5. Não preciso dessa merda pra viver! Sinceramente! Coitado dos bichinhos, um absurdo!!! Quem faz isso tinha que morrer!!

    ResponderExcluir
  6. Triste,muito triste.Esse tipo de coisa tem que ser publicada,para vermos de que o ser humano é capaz.

    ResponderExcluir
  7. no lugar de colocar o tubo, basta dar comida fast food para o pato rsrs vai funcionar da mesma forma e a ave não sofrerá tanto. rs

    ResponderExcluir
  8. isso é um absurdo,como as pessoas se submetem a fazer isso,sacrificam os bichinhos,primeiro forçam eles a comerem bastante,e depois os matam,o que é isso essas pessoas nao deveriam nem existir ,como o ser humano é desumano,e cruel.

    ResponderExcluir
  9. achei interessante seu blog, apesar de não curtir muito esse tipo de assunto, porém sou totalmente contra o maltrato dos animais. legal já estou até te seguindo, meu blog esta ae, ciência e religião, sou filosofo pós graduado e curto demais a ciência da religião, meus assuntos estão lá uns pessoais, outros de amigos e etc... espero você lá tenha uma ótima tarde.
    abraço!
    Ass: seminarista.

    ResponderExcluir
  10. sérgio reinaldo rosman30 de agosto de 2012 às 06:46

    Tudo o que se move na terra, no ar, nos rios e nos oceanos é e continuará sendo alimento para outras espécies. O próprio ser humano foi e continuará sendo usado com alimento por outros animais. Mas o único animal que maltrata outros animais para obter alimento é justamente o que se se diz mais inteligente de todos - o homem.
    A crueldade que se pratica aos gansos e patos para se obter o foie gras é digna de um filme de terror.
    Imaginem a cena: um avião cai numa floresta, mas as centenas de pessoas a bordo se salvam. Chegam os animais carnívoros e selvagens. Esses animais levam os sobreviventes para as suas tocas. Lá, introduzem,goela abaixo, alimentos forçados, até oito vezes por dia, através de tubos de metal de 30 ou 40 centímetros de comprimento. Quando o fígado dos sobreviventes estão inchados ao máximo, os anmais os arrancam e os devora, lenta e deliciosamente.
    Que horror, não? Que nada! Não é isso que os "humanos" fazem aos gansos e patos para conseguir o "foie gras"?

    ResponderExcluir
  11. sérgio reinaldo rosman30 de agosto de 2012 às 07:14

    É certo que tudo o que se move e respira sobre a terra, no ar, nos rios, nos mares e oceanos já serviu e serve de alimento para outras espécies, inclusive o próprio ser humano. Mas o único animal que maltrata outros animais para conseguir alimento é justamente o que se diz o mais inteligente de todos - o homem!
    A crueldade praticada contra gansos e patos para se obter o "foie gras" é digna de um filme de terror!
    Imaginem a cena: um avião cai numa floresta, mas as centenas de pessoas a bordo se salvam. Chegam os animais carnívoros e selvagens e levam os sobreviventes para as suas tocas. Lá, introduzem, goela abaixo, alimentação forçada, através de tubos de metal de trinta ou quarenta centímetros de comprimento, até oito vezes por dia. Quando os fígados dos sobreviventes estão inchados ao máximo, os animais os arrancam e os devoram, lenta e deliciosamente.
    Que horror, não? Nem tanto! Não é isso que os "humanos" fazem aos gansos e patos para se obter o "foie gras"?

    ResponderExcluir
  12. São Irracional sim, mas nós como Racionais sabemos o que eles estão passando com o figado inchados, isso é uma doença provocada para que o figado fique enormue, ai vem você falando que eles são irracionais?, acho que o Humanismo PASSOU LONGE DE vc ANONIMO, Deus queira que vc nunca contraia uma coisa dessa, ou seja, fique com o figado inchadão, ai vc vai si lembrar do que disse aqui.

    ResponderExcluir