Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Você sabe o que é MACARON?

Pronuncia-se "Macarrôn". Primo distante dos nossos bem-casados, o doce francês é um pequeno bolo granulado, leve, colorido e delicado



Minha irmã mais nova, voltando da Europa esta semana, mencionou uma doceria "famosésima" em Paris, onde lá esteve saboreando alguns doces:  A Ladurée.

A confeitaria LADURÉE, fundada em 1862, tem como criação mais famosa estes pequenos doces redondos e coloridos, com sua produção diária em torno de 15 mil unidades. Todo início de primavera na Europa, a Ladurée faz o lançamento dos novos sabores anuais dos macarons mais famosos do mundo. John Galliano, Sonia Rykiel, Marni e Louboutin, entre vários outros, já desenharam caixas exclusivas para a loja. Neste ano, o novo sabor para seus clientes é o Jasmin Mango (manga com jasmim).



Infelizmente ainda não tive oportunidade de saboreá-los. Dizem as más línguas que é meio complicado de fazer, mas pesquisando algumas receitas na Internet achei o preparo simples, mas com alguns cuidados com a técnica e o "ponto". Preparado a partir de claras de ovos, açúcar e farinha de amêndoa, as "bolachinhas" são unidas de duas em duas por recheios de vários sabores.  Como leva farinha de amêndoas como ingrediente-mor, acho que isso o torna pouco acessível para alguns, por se tratar de um ingrediente caro e difícil de encontrar. No Brasil são encontrados macarons feitos com a nossa farinha de castanha de caju, substituindo a de amêndoa. Mas tá valendo. O importante é introduzir esta sofisticada técnica francesa agregando ingredientes nacionais. Por que não??


Crocantes por fora, macios por dentro, com recheios cremosos e uma textura que dissolve na boca. Assim são os macarons da Maison Ladurée



A grande novidade é o sucesso da utilização do produto como lembrança de casamento, substituindo o bem-casado. O Macaron representa a mesma simbologia do casal. Duas metades unidas por um recheio doce. Hoje a noiva moderna oferece macaron, que é a última moda em Paris. Também pode ser introduzido em várias ocasiões,  inclusive em aniversários, batizados, maternidade, jantares, coquetéis, chá da tarde e coffee break.



O sucesso do doce não é de hoje. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra "maccherone", que quer dizer "massa fina". No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza.



 Os macarons apareceram, recentemente, no filme "Maria Antonieta", mas, para quem não os conhecia, passaram desapercebidos. Entretanto, eles estão chegando com tudo por aqui e vêm conquistando cada vez mais o exigente público brasileiro



Torres de macarons


RECEITA DE MACARON
Ingredientes 

150g de farinha de amêndoas (você pode comprar a amêndoa sem casca e triturar bem até obter uma farinha. Importante: a farinha não deve estar úmida, caso esteja, coloque por 5 minutos no forno médio)
150g de açúcar de confeiteiro (não use outro, esta receita precisa dos ingredientes certos para funcionar bem)
55g de claras
150g de açúcar (pode ser o refinado)
50g de claras batidas

Espalhe delicadamente na batedeira a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro.
Acrescente a clara crua e trabalhe a massa até a obtenção de uma consistência firme (textura de pasta)
Coloque sobre o fogo a 120ºC o açúcar refinado com 50ml de açúcar, e faça um merengue italiano com as claras batidas. Deixe esfriar.
Incorpore progressiva e delicadamente o meregue italiano à mistura de amêndoas.
Trabalhe a massa até firma firme e mole, mais não trabalhe demais, pois ela fica líquida. Se for usar corante alimentício, use em pasta e coloque nesta fase.
Use um saco de confeiteiro com bico redondo grande para fazer os macarons sobre uma folha de papel-manteiga ou tela siliconada.
Deixe secar por 20 minutos, até que faça um leve película em cima deles, caso seja necessário, deixe mais tempo.
Leve ao forno a 150ºC durante 10 minutos (forno bem seco). Retire do forno e só descole frio.

Importante: a umidade interfere no macarons, fazendo com que ele não faça as bolinhas em sua base, característica própria. Se seu forno não for regulado, pouco provável que a receita irá funcionar.

Recheie da maneira que desejar, use a imaginação. Brigadeiro, ganache, doce de leite, etc.

Caso não dê certo a primeira tentativa, não desista. Os macarons são de preparo cauteloso e precisa ser tudo a risca, mas dando certo é uma alegria.

Receita rende 40 macarons casados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário