Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aprendendo a fazer Sushi

Quem disse que mulher não pode preparar sushi?? Mulher hoje em dia pode tudo!! Homens, podem sair da frente!! Ninguém mais segura esse povo que usa batom. E essa história de japonês, de que mulher não pode preparar sushi??? É verdade, tem este mito mesmo...as mulheres têm a temperatura corporal maior em 1ºC do que os homens, e os japoneses acreditam que isso influencia o sabor final do sushi. A temperatura corpórea do ser humano varia em torno de 36.5 graus. Quando a mulher está no período fértil a temperatura sobe para 36.6, 36.7, 36.8 até 36.9. Se passar para 37 graus a mulher está febril. É uma diferença tão insignificante que é difícil acreditar que isso possa alterar o sabor de qualquer alimento. E tem mais: os médicos dizem que é a temperatura basal, (a de dentro do corpo) que altera, e não a temperatura das extremidades. Verdade ou não, eu nunca vi mulheres preparando sushis. Só eu e mais 4 no sábado passado...

O Sushi foi popularizado e agora está na boca do povo. Vários estabelecimentos que preparam a comida japonesa têm surgido a cada dia. Mas o preço é bem salgado, assim como o Shoyu. Em média, gasta-se de R$ 40,00 a R$ 50,00 por pessoa. Há um mito enorme no preparo do Sushi, mas na verdade achei tudo muito simples. É lógico que se você tem todo o material e os ingredientes necessários à mão, tudo fica mais fácil. E sem dúvida, fica muito mais barato prepará-los em casa e você ainda pode abusar da criatividade (eu, com certeza descartarei o peixe cru e farei os meus sushis bem abrasileirados - podem torcer o nariz, japoneses...) - amiguinhas, nosso próximo encontro em minha casa será regado a comida japonesa!!! 

Um kit básico para a preparação inclui a esteira de bambu para enrolar o sushi (15,00) e a faca específica (50,00 - esta faca é essencial) que deve ter a lâmina fina e bem afiada. Há ainda a fôrma de Nigiri (aqueles bolinhos de arroz de forma alongada cobertos com peixe cru, polvo ou camarão) que também está na faixa de R$8,00. Bem, quanto aos ingredientes, o arroz japonês custa, aqui, R$ 8,00 o quilo.O vinagre de arroz (em tudo eles usam este vinagre) no mercado está R$ 4,00. Para os que gostam de raiz forte (wasabi) é possível comprá-la em pó (R$ 17,90 - 300g) e preparar a mistura, ou em pasta (R$5,90 - 43g). O saquê não sei quanto custa. A alga marinha (nori) custa R$10,00 o pacote com 10 folhas. Pronto!! Com mão quente ou mão fria, vamos lá fazer sushi!!

Acima, o Chef  francês Cedric Fouache, instrutor, pupilo do pupilo do estressado Chef escocês Gordon Ramsey, abaixo (Hell's Kitchens e Kitchen Nightmares). Mas o francês é calminho, calminho...

 Gordon Ramsay


Algumas preparações: gengibre cristalizado, sushi hossomaki, sushi uramaki, 
sunomono, carpaccio de peixe e polvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário