Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Velas na decoração

Lá vem o meu lado romântico, de novo, subindo a ladeira...
Fico encantada com decorações onde são usadas Velas (acesas).
Elas criam uma atmosfera aconchegante e dão uma sensação intimista.
No meu casamento, optei por iluminar a igreja apenas com velas.
Nos 15 anos da minha filha elas não faltaram. Eu mesma confeccionei 15 velinhas em gel, que ficaram muito "fashion", além de outras espalhadas em toda decoração.



Ainda muito jovem, na primeira vez em que fui a Salvador (cidade super alto-astral), tive o prazer de ser muito bem ciceroneada pelos meus tios/padrinhos e primos que lá residem. Meu tio Anchieta, hoje aposentado, na época era um alto dirigente do Polo Industrial de Camaçari. Levou-me para ótimos passeios, entre eles, conhecer o Polo Petroquímico, em quase todas as suas dependências. Tive a oportunidade de ver muita coisa, inclusive a fabricação da parafina. Naquele momento era difícil acreditar que aquele tablete de parafina branquinho vinha daquele petróleo pretinho. Mas é isso mesmo. A parafina é um derivado do petróleo. É comumente encontrada com aparência de cera sólida branca ou em gel. Não tem odor e nem gosto. É insolúvel em água. Possui propriedades termoplásticas (a certa temperatura pode ser moldada) e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de queijos e frutas. Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos, papel de carbono, tintas, pinturas etc.,etc.,etc. Por suas propriedades de combustível, é a matéria-prima essencial na fabricação de velas. 
Mas o que é que mantém uma vela acesa? O pavio. A princípio devemos saber que a vela é formada por combustível (a parafina) e o pavio (cordão absorvente). O pavio da vela tem que ser de um material absorvente porque o mesmo absorve toda a cera líquida enquanto a vela estiver queimando. Quando você acende a vela, também aquece a cera que está envolvendo o pavio, assim ela derrete. Parte é absorvida pelo pavio e parte é evaporada. É aí que acontece a mágica. A queima da cera absorvida e evaporada é que mantém a vela acesa por tanto tempo. Então você pode dizer que a vela queima o vapor da cera. Quando você apaga uma vela, sai aquela fumaça branca do pavio. Essa fumaça é, nada mais nada menos, que o vapor da cera que está se condensando.

Bem agora que conhecemos um pouco da historinha e como funciona o processo de queimação da vela, inspire-se nestas fotos que selecionei e faça a sua decoração.



"SE UM DIA A NOSSA LUZ DA AMIZADE SE APAGAR, DANE-SE IRMÃO, A GENTE ACENDE UMA VELA" ( Bob Marley)

3 comentários:

  1. arranjos simplesmente maravilhosos!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantastico...achei muito chick e criativos...Parabéns

    ResponderExcluir
  3. tudo muito bem pensado gostei e tirei ideias

    ResponderExcluir