Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você sabe o que é Petit Gâteau?


Tenho certeza que você sabe. Só não sei se você sabe o que eu descobri.
Pronuncie assim: Peti gatô. (Traduzindo pro francês: pequeno bolo)
É, eu também pensava que era uma sobremesa francesa. Negativo. É americana e praticamente desconhecida na França, dá pra acreditar?? (É notório que os franceses fazem vista grossa pros americanos em tudo). E eu também pensava que era uma receita super elaborada por um Chef gourmet famosésimo e que entrou para a história da Gastronomia com esse achado... Nada disso!! Esse bolinho crocante por fora e cremoso por dentro foi um erro...isso mesmo. Um erro de um aprendiz de chef de cozinha de Nova York, que aqueceu demais o forno antes de assá-los. Resultado: Cozinhou rapidamente por fora e ficou cru por dentro. Acontece que ele foi servido assim mesmo e os clientes adoraram a nova invenção e logo ela foi popularizada nos EUA. Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém existem muitas variações da receita. A denominação “petit gâteau” é claramente fabricada pelos americanos até porque "gâteau" também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
Bem, minha primeira preparação deste bolinho foi terça (feriado), aproveitando a "ruma" de gente na casa da minha mãe. A receita rendeu 13 porções, e sendo 13 o número de sorte do marido, dessa vez ele não teve nenhuma, pois não consegui guardar pra ele, que não estava presente. É claro que como marinheira de primeira viagem, busquei a ajuda da Sra. Praticidade, auxiliada pelo Dr. "Fleischmann" e do cronômetro da sobrinha Isadora  - "8 minutos, tia!" Usei um preparado vendido nos supermercados que vem praticamente pronto, basta acrescentar um pouco de leite, manteiga e o ovo. E então acho que acertei, ou errei, ou acertei...bem acho que acertei, pois essa receita é pra você errar, e você errando igual ao cozinheiro desastrado, o caldinho sairá perfeito de dentro do bolo...e o meu não saiu...sniff, sniff... Quem sabe na próxima eu erre...

PETIT GÂTEAU (Receita original)
Ingredientes
  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
Modo de fazer
  • Acenda o forno e deixe aquecer em temperatura alta
  • Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
  • Bata os ovos e as gemas com o açúcar na batedeira até ficar claro
  • Acrescente o chocolate derretido misturando com uma espátula
  • Coloque a farinha de trigo peneirando, para evitar bolinhas
  • Coloque para assar em formas de muffins, cupcakes, mini-bolo ou empada
  • Leve para assar de 6 a 10 minutos ou até que uma crosta fina se forme.
  • Espere esfriar um pouco.
  • Desenforme e junte com um bola de sorvete e calda de chocolate.

2 comentários:

  1. CP, experimente colocar a massa na geladeira por 10 minutos e as forminha no forno por 5 minutos. Retire do forno encha com a massa resfriada e volte ao forno por 7 minutos ou até a superfice começar a solidificar, ao retirar do forno ele (o bolo) ainda assa e pode passar do ponto.
    Uso a massa pronta da "Fleischmann"
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. CP, experimente colocar a massa na geladeira por 10 minutos e as forminha no forno por 5 minutos. Retire do forno encha com a massa resfriada e volte ao forno até a superfice começar a solidificar, ao retirar do forno ele (o bolo) ainda assa e pode passar do ponto.
    Uso a massa pronta da "Fleischmann"
    Boa sorte!

    ResponderExcluir