Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cardápio Cultural

Pernambuco é mesmo muito cultural (olha o orgulho...) e eu adoro estar entre estes sabores e saberes, na companhia da minha família pernambucana.
Pois bem, voltando de Olinda CHEIA!!!!
Cheia de informações (dos 3 eventos que participei por lá) e com a pança cheia de brigadeiros da DONNA BRIGADEIRO, uma lojinha simpática que vende brigadeiros gourmet. Provei ainda do conhecido "melhor bolo de rolo do mundo", iguaria tipicamente pernambucana, que é vendido na CASA DOS FRIOS. Esta última é velha conhecida, mas fui lá conferir as novidades. É uma casa tradicional fundada em 1953 e hoje é um verdadeiro paraíso para quem gosta de temperinhos, comidinhas diferentes, importados gourmet, frios de todo tipo...e o precinho Ó, lá em cima!!! Tudo muito caro!!! Mas ainda deu pra fazer uma extravagância de leve e trazer algumas delícias.

 Brigadeiros Gourmet - encomenda trazida para a filha

Bolo de Rolo da Casa dos Frios na embalagem pra exportação
(Em fase de grande expansão abrindo franquia)


Numa noite quente de sábado, o primo Maurício nos levou pra conhecer um cantinho novo e simples que abriu no Bairro Novo, onde morei quando pequena: A CASA DE TONHO, um ambiente bem familiar, a casa respira cultura nordestina na sua decoração. Serve os melhores pratos regionais como tapioca, cuscuz, sopas, macaxeira, café quentinho, tudo muito bem preparado e servido.
Quem for a Olinda não deve deixar de visitar. E o precinho Ó, lá em baixo!!!




Encantada com a CASA COR PERNAMBUCO 2011.




A Casa Cor Pernambuco este ano ocupou um casario tombado em frente à Praça do Carmo, com vista pro mar. Um complexo de sete imóveis abriga a primeira mostra da Casa Cor PE, em Olinda. Quatro casas e um casarão em ruínas foram interligados ao antigo Cine Olinda e ao Clube Atlântico. A área totaliza 5mil m2, onde estão montados 50 espaços, sendo 30 ambientes residenciais projetados para uma moradia real. Esta edição aborda o tema "Dia-a-dia com a tecnologia."  A homenagem local foi feita a Gilberto Freyre, que tanto relatou o conceito de moradia em suas obras. Os arquitetos procuraram trazer elementos que remetessem ao trabalho do sociólogo. Notei muito a presença da cor azul nos ambientes, em várias tonalidades, combinando com o azul do mar.
O acesso do público é pela  beira-mar, passando por um piso de vidro que dá melhor visibilidade ao casarão em ruínas. Logo em seguida vêm os cômodos da primeira casa e assim por diante. O percurso continua pelo boulevard  até a segunda etapa, onde está o Cine Olinda e o Clube Atlântico. No primeiro se instalou o lounge gourmet, promovendo encontros com os principais chefs de cozinha, além de uma galeria de arte, restaurante e sala de cinema. No segundo foi montada uma praça com cervejaria, café, lojas de artesanato, joalheria e outros.
Interessante foi ver Tia Elisa entrar nos espaços e recordar com nostalgia os antigos cômodos onde funcionavam um cartório, o Cine Olinda e o Clube Atlântico, locais que frequentava na juventude. Como não é permitido fotografar no interior da casa, só consegui mesmo alguns registros externos, mas dá pra conferir alguns ambientes AQUI.

Eu, Ana e Tia Elisa no ambiente Cafeteria que fica no grande jardim em frente ao mar





A visita à FLIPORTO - Festa Literária de Pernambuco - foi rápida, já que os nossos pés já estavam pra lá de cansados. A FISPAL FOOD SERVICE NORDESTE foi outra boa feira de alimentação da qual participei e que me trouxe muitas novidades. Um final de semana bastante proveitoso.
Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário