Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cardápio do final de semana


Trouxe de Olinda-PE lindos tomates-cereja (sem agrotóxicos) doados pela minha querida tia Elisa. Os tomatinhos ficaram hibernando na geladeira durante a semana, quase estragando (já havia feito tomates pelados com a metade deles). Até que eu resolvi salvar o restante e descobri uma receita facílima, chique e de um sabor surpreendente. Fiz neste final de semana e só durou o final de semana mesmo, embora tivesse feito para guardar num pote como conserva. Fazer o quê...??



TOMATES-CEREJA CONFIT



RECEITA
Receitas existem várias, e pesquisando entre muitas, fiz os tomatinhos confitados do meu jeito:

Lave bem os tomatinhos e deixe-os escorrer. (500g)
Utilize uma frigideira grande e anti-aderente.
Ponha uma xícara de azeite de oliva na frigideira em fogo mínimo, baixo mesmo. Não economize no azeite. Ponha os tomates, deixando-os submersos nele. Acrescente dois dentes de alho grandes partidos ao meio. Nessa hora você pode utilizar as ervas que mais te agradam. Usei um pouco de orégano e uma folha de louro. Pode colocar tomilho, alecrim, etc. Acrescente uma colher de sopa de açúcar e sal a gosto. Pronto, com o fogo baixo os tomates vão cozinhando no azeite lentamente, cerca de 50 minutos, ou até eles estiverem murchos e dourados. Guarde em um pote de vidro na geladeira.
Eles podem ser colocados em sanduiches, pizzas, massas, etc.
Olha onde foram parar os meus:

 Canapés de quejo emmenthal com tomates-cereja confit




Pegando a onda dos canapés, pelos quais tenho uma paixão avassaladora, preparei ainda mais três sabores:

Canapés de creme cheddar com pepperoni e alho glaceado, canapés de creme de azeitona com queijo e presunto, canapés de queijo brie e geléia de framboesa


No embalo das preparações, sentando e levantando por conta da coluna dolorida, tentei fazer uma Tortilla espanhola. Acabei colocando menos ovos que o necessário, mesmo assim ficou muito gostosa.

 Na minha tortilla (acima) faltou ovos para que ficasse mais agregada como na foto abaixo


Eis a receita:

Ingredientes: 4 Batatas, 4 ovos (aproximadamente um ovo por batata), cebola, sal e azeite.
Modo de preparo: Corte as batatas em rodelas não muito finas, e a cebola bem picada. Leve tudo isto para a frigideira com bastante azeite de oliva extra-virgem (se for outro azeite o sabor fica diferente). Frite a batata na frigideira de forma que fique apenas amarela e não crocante e não torrada. Bata os ovos em um recipiente, ponha sal e em seguida misture tudo na frigideira, sem mexer. Deixe fritar  por alguns minutos no fogo baixo. Com a ajuda da espátula vire a tortilla para fritar do outro lado e… pronto!

Encerrei o domingo comendo Muffins de Emmenthal e Azeitonas, cuja receita você pode ver AQUI

Muffins de emmenthal e azeitonas

E a dieta, ó...beleléu!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário