Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Torta Búlgara

Ontem a colega de trabalho Darcy Vilaça me trouxe um pedaço de uma torta deliciosa e diferente de todas que já comi: uma torta búlgara, preparada por sua irmã. Ela disse que trouxe exclusivamente pra mim porque sabe que eu aprecio comidas diferentes, exóticas e também gosto de testá-las. Certíssima. Comecei minha pesquisa na web e achei uma receita desta delícia. Em breve estarei fazendo uma destas. Não é tão difícil e leva apenas 4 ingredientes. O segredo é a forma de preparar.

TORTA BÚLGARA
(Receita Rainhas do lar)
Derreti 300g de chocolate em pó (dos frades) numa panela com 200g de manteiga (com sal mesmo); quando estava homogêneo, tirei do fogo (se você não fizer isso a torta carameliza, endurece) e juntei 6 gemas peneiradas e 250g de açúcar; misturei bem e levei de volta ao fogo em banho-maria por uns 5 minutos até ficar uma coisa linda. Nessa hora é punk para mexer, a massa vira uma espécie de lama super densa. Outro detalhe é que mesmo usando uma quantidade menor de manteiga do que consta em todas as receitas que li, nessa hora a massa ainda soltou um pouco de óleo que removi toda da superfície com a ajudar de uma colher.

Pronto! Foi deitar numa forma apenas untada e levar ao forno médio pré-aquecido, em banho-maria, por algo em torno de 30 a 40 minutos, a depender do poder do teu forno. Desenforme morno.

Um comentário:

  1. Oi Cynthia. Adorei o seu blog e tudo que você escreve! Também adoro cozinhar. Vivo em Salvador, onde a torta búlgara é muito vulgar. Adorei ver a descrição da receita que você fez e vou testar aqui em casa. Depois volto aqui para contar como ficou. Um beijo e bom início de fim de semana para você.

    ResponderExcluir