Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Inveja, calúnia e humanidade




 "Vivemos em uma sociedade repleta de falhas no caráter humano. Entre as piores estão a inveja e a calúnia. Os invejosos e caluniadores são sempre pessoas frustradas, capazes das piores desonestidades e que procuram DESTRUIR AQUILO QUE INCONSCIENTEMENTE ADMIRAM. Como não têm coragem de lutar pelos seus sonhos ou dedicar grande parte da vida a estudos e /ou trabalho, preferem DESTRUIR aqueles ou aquelas que conquistaram algo por seus esforços e tenacidade ou simplesmente SÃO FELIZES. Aliás, basta seu jardim ter mais beleza que o do vizinho.

Os invejosos e caluniadores são sempre capazes, a partir dessa característica cognitivo-emocional, de realizar ações que SIMBOLIZAM O PIOR DO SER HUMANO. São capazes de ODIAR FINGINDO AMAR; são capazes de matar fingindo querer curar; são capazes de gerar intrigas FINGINDO TER O ALTRUÍSMO DE AMIZADE. Esse fato pode ser estudado dentro da Psicologia e, até mesmo, da Psicopatologia.

Vejamos que na Bíblia (não entro na questão da Fé, de acreditar ou não, quero me ater ao que está narrado), o primeiro assassinato da humanidade teria sido o de Abel que foi morto pelas mãos do seu irmão Caim. ABEL FEZ ALGUM MAL REAL A CAIM: não! Qual foi o motivo do crime? INVEJA.


Na mesma Bíblia o menino José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos mais velhos porque tinham Inveja da atenção que o pai dedicava ao caçula.  A Literatura é uma das maiores traduções da dimensão existencial humana, é reveladora do abismo sinistro onde habita o que há de melhor e o que há de pior dos sentimentos e atitudes humanas. É reveladora do espírito humano.

Entre tantos nomes universais, podemos citar Shakespeare, em uma única obra, por exemplo, ele revela como o personagem Iago através da inveja e da calúnia destruiu a história de amor entre Otelo e Desdêmona. Bastou insinuar venenosamente que Cássio, amigo de Otelo, o traia com sua esposa, o final foi escrito com o sangue que alimenta o vampirismo caluniador. No entanto, esse mesmo sangue trás dor e tristeza aos que fazem da solidariedade e da fraternidade Esperança da espécie Humana.

Em Hamlet o fantasma do pai denuncia que foi assassinado pelo próprio irmão Cláudio, que se apodera carnalmente da Rainha Gertrudes com seu cadáver ainda com restos de calor de vida. O fato é que, ao longo da História e das histórias cotidianas, INVEJOSOS CONSEGUEM DESTRUIR INOCENTES, QUE MUITAS VEZES SÃO JULGADOS E CONDENADOS COVARDEMENTE, SEM DIREITO A NENHUMA DEFESA.

Só o diálogo fraterno e o Amor podem suplantar essa face obscura de negação da humanidade."


(Dimas Lucena - Psicólogo e Professor)

Um comentário:

  1. Oi Cynthia,

    Que texto significativo e, infelizmente, tão real quanto as potencialidades dos seres humanos. Que espécie notável. Dentro da normalidade todos têm, dois olhos, dois ouvidos, um cerébro..., uma alma. Pois é exatamente neste momento que a diferença se faz presente. Algumas pessoa parecem trazer consigo uma aura de paz, de bondade, cordialidade....amor. Outras, infortunadamente, têm características exatamente contrárias, parecem que trazem sobre suas cabeças uma nuvem carregada de chumbo, são ásperas, exalam pressa, impaciência e desinteresse pelos outros, com exceção apenas para aqueles que podem significar lucro, posição social e/ou de qualquer modo, acréscimo material. Pobres criaturas, destilam tanto veneno, carregam tanta inveja que vão aos poucos, mordendo a própria língua e envenando-se.

    DEUS é tão maravilhoso que nos dá a aportunidade de aprender com ambas: com as primeiras, como devemos nos portar em relação a nós mesmas e em relação as demais pessoas; com as segundas como o gosto amargo da inveja envena e isola, levando-nos, institivamente, a reconhecer e nos afastar de tais personalidades.

    É isso minha amiga. Você está incluída no primeiro time com honra e por mérito. Toque adiante, guarde apenas a lição de que não são todos os que se dizem nossos amigos que verdadeiramente o são, alguns a semelhança da fábula são lobos em pele de cordeiro. Um abraço fraterno. Lourdinha

    ResponderExcluir