Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Beijo Real

O nome do noivo é William Arthur Philip Louis e casou-se com Catherine Midleton

O nome do noivo é Arthur Felipe e casou-se com Juliana Medeiros

Comparações e semelhanças à parte, esta foto acima é do casamento do meu irmão, que apesar do nome, não é Rei, nem Príncipe. Torcemos para que este casal nos presenteie este ano com uma princesa ou um principezinho, para a felicidade da nossa família "real".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Madre Carolina, um anjo bravo

- Lá vem a Madre!!! (E a sala que estava um rebuliço, ficava muda. Tenho certeza que muita gente lembra disso).
Houve um tempo, durante meu período escolar no Instituto João XXIII, onde passei 9 anos, que eu era uma dessas alunas chatinhas, comportadinhas, que não gostava das bagunças das colegas e que às vezes tinha vontade de entregar os nomes das pestinhas para a Madre Superiora (mas nunca fiz isso, juro!). Estava longe de ser uma boa aluna e de ter um boletim todo azulzinho, mas tinha minhas qualidades. Sempre respeitei os professores, as Irmãs, Dona Edmar, a Madre. Por esta última eu tinha um enorme carinho. Sua rigidez alemã, muito criticada por muitas alunas, tinha minha admiração. Disciplina acima de tudo. De suas aulas de Religião, tirei lições pra toda a vida. Madre Carolina faleceu aos 103 anos e deixou boas lembranças e muitas saudades.

Eu e a Madre no dia da minha formatura

Pé na Jaca

Gente do céu!! Depois da comilança da Semana Santa, ficou difícil voltar ao controle das coisas. Ja perdi as contas dos ovos de Páscoa que comi. Preciso urgente de um freio!!! Ja estou me sentindo uma sabotadora. Amanhã vou fazer uma inspeção na geladeira e eliminar tudo que esta fora dos padrões dietéticos. Acho que na segunda-feira tudo volta ao normal. Vamos em frente, sem medo de ser feliz!

JUVENTUDE ETERNA

(Cronica de MARTHA MEDEIROS)


Essa história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente que estava fazendo uma palestra. Diz ela: "Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um "oooohh" de descrédito.
Aí fiquei pensando: "pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?" Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado "juventude eterna".
Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu..

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. 
OLHE-SE NO ESPELHO....

EU USO

Sabonetes Natura Ekos (com óleos vegetais).
(Pitanga, buriti, maracujá, andiroba)
Seu banheiro fica com um cheirinho de Natureza.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bossa n' Roses

Uma nova roupagem para os grandes sucessos do Guns N' Roses, Rolling Stones e Bob Marley. Esta é a proposta do produtor musical de nome Miko Jackson (??).  Conheci há pouco tempo, mas foi lançada em 2006, e vendeu cerca de 1 milhão de cópias. Com ritmo tranquilo, bem carioca (Bossa Nova), com acompanhamento de flautas doces, violão e uma voz feminina suave e afinadíssima.
Para mim, uma fã do Gun's Roses, acostumada à voz rasgada do vocalista Axl Rose, esta produção foi uma mistura muito bacana, apesar da apelação visual da capa do CD (Mp3).

 Axl Rose


Mulher de 40 anos

UM TEXTO DIVERTIDO DE ARNALDO JABOR

(Homenagem à amiga EUGÊNIA RIBEIRO pela passagem dos seus 40 anos)

Eugênia e seus filhos Felipe e Rafael

MULHER ACIMA DOS 40 - ARNALDO JABOR

"A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as
mulheres que estão acima dos 40. Elas não se importam com o que você pensa,
mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar.
Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta
resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer... E geralmente é
alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber
quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres
se tornam psicanalistas quando envelhecem.
Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam
lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais
jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara
se você for um idiota, caso esteja agindo como um!
Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir
como homem e o resto deixe que ela faça...Sim, nós admiramos as mulheres com
mais de 40 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher
com mais de 40 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um
careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19  anos... Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Porque  comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade  para vocês:
Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?
"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!". Nada mais justo!


Arnaldo Jabor

terça-feira, 26 de abril de 2011

Objeto de desejo (4)

JET SKI 

Andar de jet ski me dá uma incrível sensação de liberdade.
Eu me sinto dona do mar, a rainha das águas.
É uma das mais gostosas formas de lazer que já vivenciei.
Andando com responsabilidade e segurança, tudo fica perfeito!


EU QUERO!!!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cardápio do final de semana (5)

O cardápio deste final de semana prolongadíssimo é super especial. Semana Santa. Reunião da família no Sítio São Francisco. Turma de Recife, turma de Natal, gente de Salvador e de João Pessoa. Fizemos o II Festival de Comilança, digo, de Gastronomia da família. Um cardápio com dois pratos para cada dia (quinta, sexta e sábado). Cada um concorrendo ao título de melhor performance culinária. Votação eletrônica no sábado à noite com o programa desenvolvido pelo primo Maurício, que foi um sucesso. Para alegrar a noite, música ao vivo. Tudo foi muito gostoso (em todos os sentidos).
A classificação:
1º lugar: Sinfonia Marítima
2º lugar: Bobó de camarão e Peixe Frito
3º lugar: Festival de Massas
4º lugar: Paella
5º lugar: Bacalhau

No meu dia, elaborei um cardápio espanhol: Paella Valenciana e Sangria. A paella é um prato único, gostoso, mas muito trabalhoso. O resultado foi este:

Você sabe o que é Crème Brûlée?

Crème Brûlée é uma sobremesa francesa. Significa "creme queimado" e consiste em um creme feito com leite, creme de leite, ovos, açúcar e baunilha. Por cima forma-se uma crosta de açúcar e usa-se o maçarico para queimá-lo.
No último festival de gastronomia da Aliança Francesa, ajudei Carolinne a preparar este creme. O difícil foi achar o maçarico culinário aqui nesta cidade.

RECEITA DE OLIVIER ANQUIER
Ingredientes:

• 5 gemas
• 200 ml de creme de leite
• 1 L de leite
• 10 colherinhas (café) de mel
• 1 fava de baunilha (usamos 1 colher de  sopa da essência)
• 20 g de açúcar de confeiteiro
Prepare assim:

• Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes dentro de uma caneca;
• Junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo;
• Pré-aqueça o forno a 150°C;
• Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final

• Coe o leite já fervido, coloque em uma vasilha que possa ir em banho maria, acrescente o creme de leite e os ovos batidos. Leve ao fogo em banho maria e vá mexendo sem parar até ficar cremoso.

• Coloque 6 vasilhas em banho-maria em uma assadeira;
• Encha as vasilhas com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção;
• Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 50 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar;
• Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente;
• Polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.

Foto do fundo do baú (5)

Muito séria aos 11 anos

Apesar de séria e usando o look "lambido" que aindo uso hoje, nesta época eu me esbaldava com as músicas de Tina Charles e as meias Dancing Days. (É a nova...)


Assim eu gosto (3)

TALHERES NA DECORAÇÃO



TOMATE


No alto dos meus quarenta e poucos anos, acho que a pele da minha face não tem tantas rugas assim para a minha idade. E acredito que isso se deve à minha paixão pelo tomate, que consumo muito e há muito tempo, principalmente em forma de molho. O Tomate é de longe a fonte mais rica em Licopeno, que é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será. Estudos realizados concluiram que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Portanto, o processo de fabricação de molhos, sopas de tomate, catchups, não destróem o licopeno. E quando se acrescenta uma gordura saudável como o azeite, facilita-se o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. 
Tomate cru, cozido, tomate-cereja, tomate-seco...molho...vamos consumir o vermelhinho!!!!

CONTE AS CALORIAS:

Produto
Quantidade Calorias
Tomate cozido
100g 18
Tomate verde (salada)
100g 25
Tomate maduro
100g 20
Tomate cereja
100g 21
Suco de Tomate
200ml 48
Tomate seco
1un 40
Polpa de tomate
2 colheres de sopa 10
Molho de Tomate à Bolonhesa
2 colheres de sopa 46



terça-feira, 19 de abril de 2011

Nordestino, negro, feio, baixinho e pobre

O Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, disse recentemente que as verbas públicas não serão destinadas ao pagamento de cachês de artistas de apelo comercial. (Leia-se forró eletrônico ou de "plástico" e das duplas sertanejas).
Para Gilvan Freire, analista político, a frase foi um "suicídio". 
Confira o artigo:

CHICO CÉSAR TENTA O SUICÍDIO

(Gilvan Freire)



Negro, feio, baixinho, pobre e nascido no interior do Nordeste
brasileiro, Chico César venceu, ao nascer, a primeira barreira contra a vida
– a mortalidade infantil que matava mais de 60 crianças em 1000 antes que
completasse um ano de idade. E as que morriam (e ainda morrem) são todas dessa valente raça de Chico, os pobres.
De negro Chico César não haveria de morrer, porque num lugar
qualquer do planeta os negros terão de mostrar a qualquer custo, até como
vítimas das mais sangrentas adversidades, discriminações odientas e barbáries
animalescas, que a pele não pode ser elemento da distinção entre os filhos do
mesmo Deus, que é Pai de todos.
Há certos instantes da humanidade em que negros são levados a
exibir um traço de superioridade racial estonteador, o que acontece na história
contemporânea nos exemplos de Obama, Luther King e Mandela. A rigor, isso não é desigualdade racial invertida – embora pareça, é pura desigualdade social reversa, dessas em que a sociedade colhe frutos melhores do que a semente podre que plantou.
De feio Chico César não morreu. Se Deus discriminasse os feios, Chico César com um dia de vida não teria ultrapassado a barreira da feiúra precoce.
E Chico em sua trajetória de vida ampliou esses atributos. Ficou ainda mais feio
usando um look bastante agravador.
O padrão de beleza varia com os tempos. Gordos e magros, morenos
e claros, pretos e brancos e até mesmo pessoas pálidas e homens carecas chegam a ser os preferidos, em certas épocas. Enéias (eu sou Eneeéias!) foi figura feia e interessante na televisão, recentemente.
A Gioconda, obra prima de Leonardo da Vinci (1452/1519), mulher feia
de corpo disforme, foi símbolo de beleza de seu tempo. Raul Cortez já foi escolhido sexy simbol. É um disparate. Chico César tem a beleza de seu talento e raça. E quanto mais se esforça para ficar mais feio, mais interessante fica, porque ele é um conjunto de dons excepcionais onde a beleza está no todo, e não nas partes. Ele próprio criou sua caricatura exótica como traço de sua identidade cultural diferenciada. É sábio.
De baixinho e pobre Chico não morre, já que de feio, que é pior do que ser baixo, não morreu. O talento é um recurso natural que faz de um homem baixo
um homem grande. Nesse aspecto, Chico é enorme.
De pobre... bem, ser pobre é estar desafiado a correr de estômago
vazio. A vida é uma corrida de obstáculos que se vence pelas pernas, pela ousadia, pela obstinação. As feras vencem quando estão famintas.
Chico César vitoriou faminto. Saiu do ventre do Nordeste e da Mama África ancestral remota e se fez ouvir no mundo inteiro. Venceu todos os preconceitos que poderiam lhe vencer.
Agora, contudo, discriminando a diversidade cultural – logo ele, um
músico da pluralidade cultural e da diversidade humana –, Chico César atenta contra a sua biografia. Comete crime contra sua própria identidade. Uma tentativa de suicídio figurado – Chico César atira em Chico César.
Mas ele de tão resistente e bravo sobreviveu, embora gravemente
ferido. E só não consumou o delito porque faltou-lhe o propósito, a intenção de se matar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cardápio do fim de semana (4)

Este fim de semana resolvi pôr a mão na massa e preparar duas receitas que faz tempo que desejo fazer. Como tinha um tempinho no sábado, fiz as duas: Mosaico de Gelatina e Quiche Lorraine (receita clássica francesa). Não fiz o Lorraine, que leva queijo gruyere e bacon. Substituí estes dois ingredientes por queijo provolone e a linguiça portuguesa. Também ficou gostoso.


Quiche
Mosaico de gelatina



RECEITAS:
QUICHE LORRAINE

Para a massa:

Ingredientes

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de água
sal a gosto
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2. Embrulhe a massa em filme e leve à geladeira por 10 minutos.


3. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo.


4. Em seguida, unte e enfarinhe uma fôrma de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais da fôrma com a massa.

Para o recheio:

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
4 ovos
80 g de bacon em cubinhos (usei linguiça portuguesa)
80 g de queijo gruyère (usei provolone)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Numa tigela, junte os ovos, o leite e o creme de leite e bata com um fouet (batedor de arame) até ficar homogêneo.


3. Tempere com sal e pimenta a gosto.


4. Numa panela, de preferência antiaderente, leve o bacon em cubinhos ao fogo médio por 3 minutos.


5. Retire do fogo, escorra a gordura e reserve.


6. Rale o queijo gruyère em ralo grosso. Reserve.


7. Cubra a massa com o queijo gruyère ralado, o bacon e o creme de ovos, separadamente, seguindo esta ordem.


8. Leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que a superfície fique dourada.


9. Retire do forno e sirva a seguir.

 

MOSAICO DE GELATINA

- 4 caixas de gelatinas nos sabores abacaxi, framboesa, limão, amora.

- 1 envelope de gelatina sem sabor

- 1 vidro de 200ml de leite de coco

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite 

Preparo:  Faça as gelatinas coloridas separadamente e leve para gelar por 4 horas. No liquidificador misture o leite condensado, leite de coco, creme de leite e a gelatina sem sabor, já dissolvida como manda a embalagem. Pincele uma forma com óleo de canola e ponha o creme branco. À parte, corte as gelatinas coloridas e vá colocando aos pouco sobre o creme. Leve para gelar por mais 3 horas. Desenforme e sirva.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Paula Fernandes


Música Sertaneja. Nunca fui fã deste estilo musical, mas ele tem o meu respeito por ser uma vertente da genuína música caipira brasileira. O que me incomoda é aquele chororô demasiado interpretado por uma voz fina masculina, muito enjoada. Recentemente bati palmas para uma dupla muito boa do sertanejo romântico: Victor e Léo. Também na linha do romantismo e com uma voz marcante está a cantora Paula Fernandes. Seu DVD ao vivo é muito bom. Recomendo. Acho que ainda vamos ouvir falar muito nesta artista.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cardápio do fim de semana (3)

 Cupcake de chocolate da PAVLOVA

Cada final de semana que passo, mesmo sabendo que estou "me comportando" durante a semana, às vezes bate a culpa, quando o cardápio-weekend é, digamos, uma bomba calórica e nada conveniente. A começar pela sexta-feira, onde, em Recife, comi um cupcake de chocolate da doceria PAVLOVA. O sábado foi tranquilo, mas no domingo entrei de boca na "picanha com alho e shoyu" acompanhada com "batatinhas-aperitivo ao molho de tomate seco". Para beber, Smirnoff Ice (só tomei uma). Isto é uma vergonha...

sábado, 9 de abril de 2011

Minha jangada vai sair pro mar...

Conta a tradição que, enquanto o jangadeiro está no mar, sua mulher o espera bordando e fazendo renda. Por isso, Iguape (em Aquiraz) um dos principais portos jangadeiros do Ceará, reúne diariamente no Centro de Rendeiras, os bordados e rendas mais famosos do Estado. Visitá-lo seria uma homenagem a dois dos maiores símbolos da cultura cearense: o pescador e a mulher rendeira. Sua forma de meia enseada o transformou em um porto natural para as jangadas que ainda mantêm o mesmo estilo primitivo de pesca de nossos ancestrais.
 Praia do Iguape - Aquiraz- CE

Nascer de sol na praia da Caponga

Prainha

A praia da Caponga é uma vila de pescadores que ainda usam jangadas tradicionais. Tem como cenário um coqueiral que contorna os espelhos d’água e um mar bastante calmo com arrecifes e bancos de areia.  É menos movimentada que a vizinha, Morro Branco. A praia oferece uma ampla infra-estrutura de lazer para turistas, com piscinas para adultos e crianças, bar molhado, piscina de biribol, restaurante e quadras poli-esportivas. Está localizada a 72 quilômetros de Fortaleza e, como as outras tantas praias do litoral cearense, encanta pela beleza e pela natureza quase selvagem. A proximidade da capital faz de Caponga uma boa opção para quem quer um pouco mais de sossego sem, no entanto, se isolar da civilização.
Foi neste cenário belo e tranquilo que passei minha Lua de Mel na década de 90. Ainda visitamos Praia Bela, Morro Branco, Prainha, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Fortaleza e ainda passamos pelo Beach Park.
Hotel Village Barra Mar


Procura-se uma amiga

Há amizades que ficam. Há também aquelas que ficam mas somem do nosso convívio.Uma amiga inseparável do tempo da Universidade chamada Telma Maria Oliveira seguiu caminhos os quais desconheço, mas gostaria muito de reencontrá-la. A última vez que a vi não lembro bem o ano, mas no pouco tempo que conversamos, ela disse que estava de malas prontas pra viajar para os EUA e que quando voltasse iríamos nos encontrar. Depois desse episódio nunca mais tive notícia dessa minha amiga cheia de gracinhas, com quem eu dava boas gargalhadas.
Esta foto abaixo está bem danificada. Ela foi tirada nos corredores da UNB - Universidade de Brasília, durante um Encontro de Estudantes de Comunicação.Telma está de rosa-pink. A outra amiga é Penha, com quem ainda me encontro casualmente, mas que também não sabe onde nossa amiguinha se escondeu...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O cavaleiro que virou Presidente


João Figueiredo foi um político e militar brasileiro, tendo sido o 30° Presidente do Brasil (1979 a 1985). Fui o último presidente militar. Nasceu no Rio de Janeiro. Era apaixonado por cavalos, tendo sido Comandante do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas de 1967 a 1969.
Foi eleito Presidente do Brasil em 1979, pelo Colégio Eleitoral com 61,1% dos votos. Seu mandato foi marcado pela continuação da abertura política iniciada no Governo Geisel. Em seu discurso de posse pronunciou a famosa frase em que dizia que “faria deste país uma Democracia”. Contudo, durante o seu governo ocorreram vários atentados terroristas, atribuídos a setores da direita e militares da linha-dura. Figueiredo atribuía os atentados aos “bolsões radicais porém sinceros”, ou seja, militares linha-dura que não queriam que a abertura política de Figueiredo fosse em frente, por medo de revanchismo, caso a oposição chegasse ao poder.
Para lhe suceder na presidência, escolheu o paulista Paulo Maluf. Do outro lado o mineiro Tancredo Neves apresentou-se como candidato. Em 15 de Janeiro de 1985, a última eleição indireta do Brasil deu 480 votos para Tancredo Neves e 180 para Paulo Maluf. O vitorioso porém não chegou a governar, pois foi internado na véspera da posse devido a um problema de saúde que o obrigou a se submeter a sete cirurgias, vindo a falecer em 21 de abril do mesmo ano.
Foi sucedido na presidência por José Sarney (seu antigo desafeto partidário), vice de Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Figueiredo não quis entregar a faixa presidencial a Sarney na cerimônia de posse, pois o considerava um “impostor”, vice de um presidente que nunca havia assumido.
Depois de seu governo, afastou-se definitivamente da vida política. Ficou célebre a sua "declaração de despedida", dada ao jornalista Alexandre Garcia para a extinta TV Manchete: "Bom, o povo, o povão que poderá me escutar, será talvez os 70% de brasileiros que estão apoiando o Tancredo. Então desejo que eles tenham razão, que o doutor Tancredo consiga fazer um bom governo para eles. E que me esqueçam".
O ex-presidente faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1999 com insuficiências renal e cardíaca.
 João Figueiredo e Ronald Reagan

Durante e depois de seu mandato, João Figueiredo ficou conhecido pela extrema franqueza das suas declarações. Eis algumas:
  • Sobre a abertura política: "Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento!"
  • Sobre o exercício do poder: "Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo".
  • Sobre a realidade econômica do país: "Sei que o Brasil é um país essencialmente agrícola. Viram, não sou tão ignorante quanto dizem".
  • Sobre as peculiaridades do Rio Grande do Sul: "Durante muito tempo o gaúcho foi gigolô de vaca".
  • Em resposta a um menino que perguntou o que faria se recebesse salário mínimo: "A única solução é dar um tiro no coco".
  • Em resposta aos estudantes que o insultavam durante visita a Florianópolis, em Santa Catarina: "Minha mãe não está em pauta".
  • Sobre os rumores de um golpe contra Tancredo Neves: "O que sei é que no dia da posse vou embora de Brasília levando apenas minhas mulheres". Diante do espanto, a primeira-dama Dulce Figueiredo esclareceu: "É assim que ele se refere aos cavalos".
  • Em resposta ao jornalista André Luiz Azevedo, quando perguntado se o Ato Institucional nº 5(AI-5) faria aniversário: "AI-5? Quem é esse menino?".
  • Em resposta à jornalista Leila Cordeiro, quando perguntado se seria candidato ao governo do Rio de Janeiro: "Tenho juízo, não sou maluco".
  • Sobre a militância política da classe artística: "Uma coisa que nunca entendi é porque todo artista, como esse tal de Caetano Veloso por exemplo, tem de ser dessa tal de esquerda".
Durante uma de suas visitas ao Nordeste, o ex-presidente esteve na Paraíba, em julho de 1980. Foi recebido no aeroporto com uma solenidade promovida pela Sociedade Hípica Paraibana. Nesta época eu era praticante do Hipismo e era a única amazona mirim que treinava na Hípica, em meio a 9 garotos. Por este motivo fui escolhida para recepcioná-lo e passar para as suas mãos o título de “Sócio Honorário da Sociedade Hípica Paraibana”. Eu tinha 14 anos e uma grande responsabilidade. Fiquei impressionada com o carinho e atenção com que o presidente tratou os nossos cavalos que lá se encontravam, passando por todos, como se cumprimentasse cada um, numa revista descontraída. Levei um presente particular e lhe entreguei um chapéu de couro, uma lembrança bem paraibana. Em agradecimento, dias depois recebi uma atenção especial do presidente:
As fotos dos fatos:
O presidente recebendo o título ao lado do então governador Tarcísio Burity e outras autoridades.
Do lado esquerdo da foto, segurando uma maleta, o brilhante jornalista Alexandre Garcia,
 que na época era repórter da presidência