quarta-feira, 2 de maio de 2012

Capadócia e São Jorge

Capadócia quer dizer "Terras de belos cavalos". A Capadócia é uma região turística e histórica que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações. Situa-se na Península da Anatólia, na parte central da Turquia. Em muitos mapas, o nome da Capadócia não é mencionado, já que não corresponde a qualquer demarcação política.
As características mais marcantes da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico patrimônio histórico e cultural.
A Capadócia é um dos melhores lugares do mundo para se fazer um passeio de balão. Os balões levantam vôo diariamente por volta das 6 horas da manhã, ao nascer do sol. São cerca de 30 balões coloridos, e cada um leva cerca de 25 pessoas, levantando vôo quase simultaneamente. A paisagem que se vê é aquela parecida com a paisagem lunar, típica do lugar, onde as rochas vulcânicas tomaram estranhas formas e onde os antigos habitantes construíam suas casas. Por essa ligação com a Lua, foi de lá que São Jorge se tornou um dos santos mais populares. Padroeiro da Inglaterra, de Portugal, de Moscou, do Corinthians, dos escoteiros e dizem que até do Rio de Janeiro extra-oficialmente.  Querido pelos católicos, ortodoxos e anglicanos.
A Capadócia tem histórias sensacionais. Por séculos, tempos atrás, os habitantes tiveram que cavar o chão para construir abrigos contra os invasores.  Construíram cidades inteiras subterrâneas. O turismo resolveu tirar partido disso e montou uma rede de hotéis-caverna. Quem lá se hospeda se sente o próprio Fred Flinstones hi-tech, pois os quartos são equipados com o que há de mais moderno em tecnologia.


 Paisagem lunar da Capadócia
Passeio de balão na Capadócia - um sonho de muitos turistas
Planícies lunares se elevam e se assemelham a cogumelos


 

 Acomodações luxuosas nos hotéis-caverna

A LENDA DE SÃO JORGE DA CAPADÓCIA

 SOBRE O DRAGÃO: certa vez Jorge chegou a uma cidade chamada Selem, perto da qual havia um dragão que devorava diariamente um dos habitantes da cidade tirado à sorte.
No dia em que São Jorge ali chegou, estava sendo atacada Cleolinda, filha do rei. Tanto os habitantes da cidade como o rei estavam desesperados e diziam que era impossível salvar a princesa.
São Jorge, entendeu que ela não deveria morrer e desafiando o perigo foi atacar o dragão, que vivia num pântano próximo e matou-o, apenas com uma lança.



 SOBRE JORGE:
"De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do sudeste da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia.

Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha.

Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa.
Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de Conde da Capadócia.
Aos 23 anos passou a residir na Corte Imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador.

O Imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos.
No dia marcado para o senado confirmar o decreto, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da Suprema Corte Romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade.

O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: 'O que é a Verdade?'. Jorge respondeu-lhe: 'A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.'

Como Jorge mantinha-se fiel ao Cristianismo, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos.
Finalmente, Diocleciano, sem êxito, mandou degolar Jorge no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o Imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente."


SALVE JORGE!!!!
 
(FONTE: BLOG DOM DE BELL - GASTRONOMIA EM POESIA)

2 comentários:

  1. Não conhecia a história de São Jorge. Gostei

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter me proporcionado leitura agradável, simples, clara e com informações importantes sobre a Capadócia e São Jorge. Parabéns. Luiz Pereira Leite Neto

    ResponderExcluir