Conta a tradição que, enquanto o jangadeiro está no mar, sua mulher o espera bordando e fazendo renda. Por isso, Iguape (em Aquiraz) um dos principais portos jangadeiros do Ceará, reúne diariamente no Centro de Rendeiras, os bordados e rendas mais famosos do Estado. Visitá-lo seria uma homenagem a dois dos maiores símbolos da cultura cearense: o pescador e a mulher rendeira. Sua forma de meia enseada o transformou em um porto natural para as jangadas que ainda mantêm o mesmo estilo primitivo de pesca de nossos ancestrais.
Praia do Iguape - Aquiraz- CE
Nascer de sol na praia da Caponga
Prainha
A praia da Caponga é uma vila de pescadores que ainda usam jangadas tradicionais. Tem como cenário um coqueiral que contorna os espelhos d’água e um mar bastante calmo com arrecifes e bancos de areia. É menos movimentada que a vizinha, Morro Branco. A praia oferece uma ampla infra-estrutura de lazer para turistas, com piscinas para adultos e crianças, bar molhado, piscina de biribol, restaurante e quadras poli-esportivas. Está localizada a 72 quilômetros de Fortaleza e, como as outras tantas praias do litoral cearense, encanta pela beleza e pela natureza quase selvagem. A proximidade da capital faz de Caponga uma boa opção para quem quer um pouco mais de sossego sem, no entanto, se isolar da civilização.
Foi neste cenário belo e tranquilo que passei minha Lua de Mel na década de 90. Ainda visitamos Praia Bela, Morro Branco, Prainha, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Fortaleza e ainda passamos pelo Beach Park.
Hotel Village Barra Mar
Nenhum comentário:
Postar um comentário